O termo Compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido.
Este tema esta, como diriam os antigos, na crista do onda hoje em dia. Só se fala nisso. Todas as empresas gastando milhões com marketing da honestidade. Existe até instituto (Ethos) que ensina (dá para acreditar?) aos colaboradores como ser ético.
Não é um luxo termos que ser treinados, para sermos honestos?
Sei que é utopia acreditar que isso deveria ser próprio do ser-humano, e eu devia achar que é um absurdo treinar para ser honesto, mas pelo menos as empresas reconhecem que não são 100% honestas, ou cansaram de pagar multas milhonarias e ver seus nomes jogados na lama quando a palhaçada toda vai parar no Jornal.
Mas meu ponto é, até onde o investimento de tempo da Empresas (time is money) em aplicar Compliance nas pessoas é real ou estratégia de marketing?
O cliente deve pagar mais caro por comprar de uma empresa honesta? Ou melhor, estamos dispostos a comprar de empresas honestas e ecologicamente corretas?
Não sei responder.
Recentemente um figurão esteve no Brasil para palestrar sobre Compliance, e a importância de ter a conciência no nosso DNA. Um mulher levantou a mão e disse: " Ok, vocês me pressionam para vender, mas eu não consigo vender seguindo todas as regras. É muito caro!".
Outro dia assisti um programa chamado "Legendários" na Record. O João Gordo (Ratos de porão) estava entrevistando os populares no Brás e perguntando se eles sabiam que aquela roupa era fruto do trabalho escravo dos Bolivianos. É claro que todo mundo acha um absurdo. E é mesmo! Só que a pergunta dele foi perfeita: " OK, você pagou 10 reais nessa blusinha. Você pagaria 30 reais para tirar os Bolivianos desta condição?". Silêncio.
Vou dar um exemplo interessante de como avaliar a sua conduta para ver se você é Compliance ou não;
Diante de uma situação de negócios qualquer, antes de tomar a decisão faça 3 perguntas para você mesmo:
- Se eu contar isso para a minha família, eles se orgulhariam de mim?
- Se isso aparecesse no Jornal, eu ficaria feliz ou seria preso?
- Eu gostaria que fizessem isso comigo? ou alguém da minha família copiasse o meu exemplo?
Ou faça o que você quiser fazer e pronto, corra o risco e sofra as consequencias. Pois elas existem, e a lei do retorno é verdadeira e implacável.
Alguém ai já leu "O Segredo", sobre a Lei da atração?
Tudo bem pessoal, eu não compro mais CD pirata!
3 comentários:
Até que enfim né? Se imaginou contando pro PCC que o filme do hamburguer que usa tapa-olho?
Ou foi a cena de você usando aquele uniforme laranja? ou o PCC de uniforme laranja.
Não ser hipócrita, me dá o direito de ter tolerância zero.
queria muito que as pessoas entendessem a força da lei da atração, isso melhoraria a vida delas, a vida dos que estão em volta e, como num efeito dominó, a vida de todo mundo...
foda comentar esse seu texto, sabe pq? não dá pra opinar sem olhar pro meu próprio rabo...
Interessante o tema...
Trabalhei em uma empresa multinacional (Alemã) qu einveste milhoe de Euros neste tema " Compliance" (chegando a obrigar seus funcionários a participarem e assinarem documentos sobre o assunto). Infelizmente ela usa isto somente como aparência (Depois de uma Crise na Alemanhã), pois quando denunciei uma Coordenadora de abusos de Compliance, os gerentes e dietrotores esconderam o caso e me prejudicaram... Portanto a palavra Compliance é muita importante, desde que aplicada para todos os níveis em uma coorporação
Postar um comentário