Para contextualizar, abaixo copiei do Wikipedia uma definição de Feedback do ponto de vista da Administração.
Em administração, feedback é o procedimento que consiste no provimento de informação à uma pessoa sobre o desempenho, conduta, eventualidade ou ação executada por esta, objetivando orientar, reorientar e/ou estimular uma ou mais ações de melhoria, sobre as ações futuras ou executadas anteriormente.
No processo de desenvolvimento da competência interpessoal o feedback é um importante recurso porque permite que nos vejamos como somos vistos pelos outros. É ainda, uma atividade executada com a finalidade de maximizar o desempenho de um indivíduo ou de um grupo. Processualmente, é oriundo de uma avaliação de monitoria.
Simplificando é uma conversa séria onde o seu chefe (senta no seu rabo) te critica e diz o que você tem que fazer para melhorar (fala do seu rabo), como se ele tivesse que te dar um toque, ou uma advertência moderada de que se você não entrar no esquema, sua vida pode se complicar.
Tive um chefe uma vez, numa empresa grande, que é um cara inteligente e muito capacitado, tanto que hoje é presidente de uma empresa grande, que fez o melhor feedback da minha vida:
Ele disse: "Você é ousada e boca dura, diz o que pensa. Na minha posição eu teria que freiar os seus impulsos, mas como ser-humano eu não posso fazer isso por que seria pedir que você mude a sua natureza e você seria infeliz com isso. Então eu digo que você tome cuidado pois as vezes pode encontrar inimigos, mas também muitos amigos, e aguente o preço alto que você vai pagar por ser assim. E seja feliz."
Estas palavras eu nunca mais esqueci. E feedback assim eu nunca mais tive. Geralmente é uma reunião formal com hora marcada, um formulário a ser preenchido para cumprir um processo estabelecido e só. Como quase tudo no mundo corporativo, processos e formularios com data para serem entregues.
Vou dar um exemplo: Voce já assistiu o Esquadrão da Moda ou o americano What not wear?, você vê pessoas elegantes dando feedback de moda, beleza e comportamento. Tirando o escracho de lado (que é divertido), o que se ouve são dicas valiosas para a vida daquela pessoa.
A diferença que me chama atenção é a postura de quem ouve as dicas. Enquanto as americanas são humildes, aceitam tudo e até choram, as brasileiras cheias de amor próprio e orgulho, ficam com raiva do apresentador, e só com muito esforço entram na linha e aceitam as dicas. Talvez seja só pela grana.
É eu confesso, tenho muita dificuldade em ouvir criticas, fico chateada no começo mas, depois eu reflito, no que eu concordo eu melhoro, no que eu não concordo, eu descarto.
Meu ponto é, dê feedback a quem você quiser e achar que mereça, de uma maneira amigável e informal, num almoço por exemplo, ou onde vocês possam conversar sem ninguém olhando ou ouvindo. Mas antes use a cabeça e perceba se aquela pessoa quer receber o feedback, ou se ela é feliz com sua conduta.
Parta do principio que ninguém é idiota em se tratando deste assunto, não subestime a capacidade do ser humano de entender ou de sentir as coisas.
Não deturpe o feedback com mais uma serie de processos burocráticos e sem pé nem cabeça, ou faça para cumprir tabela. São pessoas envolvidas e não pastas e arquivos.
E sobre tudo, eu me esforço para aceitar as pessoas como elas são, é difícil, mas não é impossível.
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