Este Blog é uma obra de impressões pessoais, qualquer semelhança com a vida real pode não ser só mera coincidência.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pesquisa de Satisfação ou de Opinião

Eu acreditava no passado que as pesquisas de satisfação, eram realmente para medir a satisfação dos clientes, funcionários, etc...

E as de opinião mediam tendências de mercado.

Fui péssima aluna em estatística na Faculdade por que já naquela época eu questionava os modelos de pesquisa.

Mas hoje sei, que o resultado é devidamente deturpado e utilizado mais para caçar as bruxas do que para melhorar serviços ou produtos. E as de opinião para DITAR tendências.

Antigamente eu era mais sincera nas minhas respostas, mas hoje eu positivo tudo e pronto. Sabendo que o resultado é sempre para pegar alguém, eu tento ajudar a preservar o emprego alheio e compro de outro fornecedor e pronto. Não é hipocrisia, é preguiça!

Por que, cá pra nós, é um saco responder pesquisas, prefiro aquelas em que a gente recebe brindes para responder pesquisas, por que meu tempo é muito valioso para ficar respondendo estas coisas.

Mas, para não soar muito absurdo meu posicionamento, eu confesso que recentemente tenho utilizado estas pesquisas quando quero desabafar contra o sistema.

Mas no fim depende do meu humor, se estou feliz, deixo alguém feliz, se não estou feliz eu chuto o balde.

Com a melhor das intenções!

Avaliar experiência de compra ou qualquer experiência é muito relativo, e portanto o resultado destas pesquisas se torna duvidoso.

Então eu tendo a desprezar resultados de pesquisa. Não acredito nelas.

Sabe o que é interessante? é o tamanho das empresas que realizam pesquisas: IBOPE, Vox Popoli, etc...

Existem mais razoes pelas quais eu não acredito nos resultados das pesquisas de satisfação e opinião. São elas:
  • São feitas por amostragem; e isso depende de tudo, mas principalmente que quem seleciona a amostra e aí, já pode haver desvio.
  • Depende da resposta sincera dos entrevistados, e como sabemos, quase todo mundo mente!
  • Por que depende do voluntariado dos entrevistados em responder, e ninguém quer responder nada de graça . E mesmo quando é pago, não há garantias de que haja respostas verdadeiras.
  • Por que demanda tempo para responder; e ninguém quer perder tempo.
Eu não descarto que os resultados obtidos mesmo assim são importantes, mas deve existir um pingo de bom senso, em analisar as respostas, e cortar os desvios, para tentar enxergar uma ponta de possibilidade real de respostas verdadeiras.
Sou da comunidade: "Quem acredita em pesquisas é bobo!"

Um comentário:

Clarissa disse...

eu to sempre com pressa na hora de responder pesquisas... afe

Postar um comentário