Buscando a definição do Wikipedia, pude identificar um conceito bem objetivo para esta palavra, resumo abaixo:
Turnover ou rotatividade, no contexto de do mundo corporativo, refere-se à relação entre admissões e demissões ou à taxa de substituição de trabalhadores antigos por novos numa uma organização. Normalmente é expressa em termos percentuais. Pode ser também um indicador de saúde organizacional.
Tecnicamente o turnover pode ser ocasionado por vários fatores, dentre eles:
- Recrutamento e seleção com problemas;
- Baixo comprometimento organizacional;
- Problemas com clima organizacional;
- Suporte organizacional com problemas;
- Remuneração inadequada;
- Mercado de trabalho aquecido;
(No de Demissões + No de Admissões) / 2 / No de Funcionários ativos) avaliando-se um período.
Em uma conta básica podemos admitir para efeito ilustrativo em um setor qualquer:
Para um período de 6 meses = (6 que saíram + 1 admitido / 2 / 13 funcionários ativos) = 27% de turnover.
Para um efeito comparativo, considerando o call center que tem históricamente o maior turnover do mercado corporativo, no mesmo período é comum chegar a 10% de turnover.
De 10% para 27%, não é mais turnover....é êxodo, evacuação, fuga....
Entendimento de conceitos errados, é grave, e o risco é alto. O pior cego é aquele que não quer ver.
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