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quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Turnover

Eu gostaria de um esclarecimento sobre esta palavra tão dita em tempos de crise, e tão incompreendida.

Buscando a definição do Wikipedia, pude identificar um conceito bem objetivo para esta palavra, resumo abaixo:

Turnover ou rotatividade, no contexto de do mundo corporativo, refere-se à relação entre admissões e demissões ou à taxa de substituição de trabalhadores antigos por novos numa uma organização. Normalmente é expressa em termos percentuais. Pode ser também um indicador de saúde organizacional.
Tecnicamente o turnover pode ser ocasionado por vários fatores, dentre eles:
  • Recrutamento e seleção com problemas;
  • Baixo comprometimento organizacional;
  • Problemas com clima organizacional;
  • Suporte organizacional com problemas;
  • Remuneração inadequada;
  • Mercado de trabalho aquecido;
Se desconsiderarmos o universo do call center que realmente tem um turn over alto, podemos adotar a formula abaixo para um rápido entendimento do percentual do Turnover de um setor:

(No de Demissões + No de Admissões) / 2 / No de Funcionários ativos) avaliando-se um período.

Em uma conta básica podemos admitir para efeito ilustrativo em um setor qualquer:

Para um período de 6 meses = (6 que saíram + 1 admitido / 2 / 13 funcionários ativos) = 27% de turnover.

Para um efeito comparativo, considerando o call center que tem históricamente o maior turnover do mercado corporativo, no mesmo período é comum chegar a 10% de turnover.


De 10% para 27%, não é mais turnover....é êxodo, evacuação, fuga....

Entendimento de conceitos errados, é grave, e o risco é alto. O pior cego é aquele que não quer ver.

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