Este Blog é uma obra de impressões pessoais, qualquer semelhança com a vida real pode não ser só mera coincidência.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Teoria dos Serviços

Imagine um triângulo, e em cada ponta dele você coloca uma palavra: Bom, Barato e Rápido.

A figura acima é muito simples e pode ajudar entender com muita rapidez, o que pode se esperar de um serviço a ser contratado.

Dos 3 pontos do triângulo imaginado: Barato, Bom, e Rápido, você só pode escolher 2.

Faça o teste! 2 itens é o máximo que conseguimos contratar de um serviço qualquer, de pedreiro a consultoria. De médico e dentista, a lava-rápido ou lavanderia.

Algumas conclusões que podemos tirar do diagrama são:
  • Se for Rápido e Bom, não será Barato;
  • Se for Bom e Barato, não será Rápido;
  • Se for Rápido e Barato, não será Bom.
Não sei dizer se isso se aplica a 100% dos serviços disponíveis no mundo, mas até hoje, comigo nunca falhou, porque não existe magica no mundo dos serviços, infelizmente.

Um empresa de qualquer tipo, não consegue garantir Rapidez e qualidade sem investir, e sem repassar este custo no preço de venda. Nem ONG e nem Governo. Pense numa cadeia de lavanderias: é Rápido, o serviço tem qualidade internacional, mas, você pode pagar R$ 40 para lavar um terno. Eu acho caro! Se você tem 3 ternos pra lavar então!

Para ter qualidade e preço competitivo, você deve reduzir custos ao máximo o que pode significar redução de equipe por exemplo, ou poucos recursos tecnológicos o que impacta no prazo de execução. Pense no Pintor: Um bom pintor sozinho, pinta um sobrado em 1 mês. Vai ficar bom, vai ser barato, mas 1 mês pode ser muito tempo se você estiver morando no sobrado.
Ou então, Médico Bom, do SUS-HC ou do Convênio, você espera meses por uma consulta. E não tem conversa. Ou paga uma consulta particular, mesmo assim, pode não ser rápido ou pode não ser bom.

O Bom é inimigo do Ótimo, já dizia um chefe antigo meu. Porém, quando você contrata um serviço Rápido e Barato, dificilmente será bom e nunca ficara ótimo. Por exemplo: lava-rápido de R$ 10 no posto de gasolina. É rápido, em 10 minutos você vai embora, tem lugar que você nem desce do carro. É barato. Mas o serviço é ruim, concorda? o carro fica mau lavado e fedido.

Drive thru do Mc Donalds, é Rápido, é Barato, mas o lanche é ruim, é frio, sem gosto. Mas mata a fome quando você tem pressa.

Mas tudo bem. Não existe perfeição, existe o que é melhor naquele exato instante.

É a famosa e banalizada expressão Custo-Benefício.

Tenha consciência de que um serviço Barato, Bom e Rápido é utopia!

Meu ponto é ter em mente que temos que escolher 2 opções e correr os riscos de abrir mão da 3a sem medo de ser feliz.

Um comentário:

Alfa disse...

Imagine uma empresa multinacional que vende serviços de TI! Imaginou já?.......................... pois é qq semelhança é mera coincidência no meu caso!

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